Sedação em Ambiente Hospitalar

Devolva a qualidade de vida da sua criança e restabeleça a sua saúde bucal de forma segura e tempo reduzido através da sedação.

Atendimento exclusivo e personalizado para trazer
mais segurança e conforto para seu filho(a).

Toda criança tem direito a saúde bucal adequada para que se tenha qualidade de vida, porém existem casos em que a doença cárie está instalada em grande parte dos dentes presentes na boca, seja por falta de orientações ou de cuidados por parte da família.

Independente da causa pela qual essa doença se instalou o tratamento deve ser realizado para que a saúde bucal dessa criança seja restabelecida, porém em alguns casos a criança não apresenta maturidade para passar por esse tratamento de forma colaborativa, o que torna o tratamento ainda mais complexo.

O que é o tratamento odontológico realizado sob sedação em ambiente hospitalar?

Geralmente este tipo de tratamento é realizado em crianças de baixa idade, que ainda não conseguem colaborar com o tratamento no consultório, quando não se tem tempo hábil para que a criança consiga colaborar com o tratamento ou crianças com necessidades especiais.

Esse tratamento é indicado principalmente nessas situações:

  • Múltiplas lesões de cárie;
  • Restaurações;
  • Canais;
  • Extrações;
  • Selantes;

A sedação profunda ou anestesia geral é realizada por um médico anestesista em ambiente hospitalar. Durante todo procedimento, a criança é monitorada pelo médico anestesista e pela sua equipe. 

O grande benefício é que todos os tratamentos necessários são realizados em uma única sessão e a criança além de não precisar colaborar também não terá nenhum trauma por realizar o procedimento.

Veja o que dizem os Pais!

Confira algumas fotos de antes e depois!

Dra. Melina

Conheça a Dra Melina Vitali

Sou mãe de 2 filhos lindos, especialista em odontopediatria.

Me formei pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), fiz a primeira especialização na UEM em Ortodontia.

Com a vivência clínica no dia a dia percebi que o amor pelas crianças só aumentava, então fiz a especialização em Odontopediatria na AMO.

Poder trabalhar com a prevenção e proporcionar conhecimento para que,  junto com os pais, possa garantir que os pequenos tenham uma saúde bucal adequada é o que me realiza diariamente! 

Porém com o passar do tempo percebi que algumas crianças além da prevenção precisam de um tratamento especial de uma maneira mais rápida e segura, com isso em parceria com a Dra Maria Paula Viscardi iniciamos os atendimentos em ambiente hospitalar e a cada dia mudamos o sorriso de mais e crianças, devolvendo saúde e auto estima para crianças e famílias.

Conheça a Dra Maria Paula

Mãe de 2 meninos, formada em 2011 na Unicesumar, fiz especialização em odontopediatria na Associação Maringaense de Odontologia (AMO) logo após terminar a graduação, a odontopediatria sempre foi meu sonho.

Fiz imersão na odontologia para pacientes com Transtorno do Espectro Autista e há 3 fiz pós-graduação em Odontologia Hospitalar no Instituto de Ensino Hospital Albert Einsten em São Paulo.

A parceria entre nós faz com que possamos garantir um atendimento de excelência para devolver sorrisos e garantir que a criança tenha uma saúde bucal adequada como merece para ter uma infância feliz!

Dra. Maria Paula

Perguntas Frequentes

Criança de baixa idade que apresenta múltiplas lesões de cárie – um tratamento realizado com sedação em odontopediatria faz possível que todos os procedimentos sejam realizados em sessão única sem depender da colaboração da criança e sem que seja necessário fazer a contenção física (segurar a criança). 

Criança/ adolescente autista – que necessita de tratamento para doença cárie (restauração, tratamento de canal, extração) ou até mesmo tratamento preventivo (limpeza/raspagem de tártaro e selantes) e não apresenta adequada colaboração para que o tratamento seja realizado em consultório a sedação em odontopediatria se faz uma ótima opção de tratamento para que o paciente tenha a saúde bucal restabelecida.  

Criança que precisa de tratamento imediato e não apresenta colaboração – o tratamento deve ser realizado o quanto antes mas se não foi possível o condicionamento do comportamento para tratamento em consultório o caso pode ser levado para sedação e posteriormente dar continuidade ao condicionamento e tratamento preventivo. Por exemplo, quando a criança mora em uma cidade que não apresenta essa possibilidade de tratamento, podemos realizar o procedimento e logo após a criança retorna para sua cidade e dá continuidade ao tratamento preventivo e condicionamento com o odontopediatra responsável.

A anestesia geral é definida como um estado controlado de inconsciência, acompanhada por queda parcial ou completa dos reflexos protetores, incluindo a habilidade de respiração com independência a responder voluntariamente a estimulação física ou comando verbal. A criança para tratamento odontológico sob anestesia geral necessita de ambiente hospitalar e do médico anestesista permitindo temporariamente a ausência de ansiedade e encontrando-se imóvel e inconsciente favorecendo assim o tratamento dentário.”  

A criança ficará em observação algumas horas após o fim da anestesia e receberá alta conforme solicitado pelo médico anestesista, sendo liberada no mesmo dia.

Quanto aos procedimentos odontológicos a criança pode sentir algum desconforto devido a manipulação da boca durante a realização do procedimento sendo necessário, em poucos casos, usar medicação leve por poucos dias.

Não existe uma idade mínima devido a segurança oferecida pelo ambiente hospitalar e equipe médica.

Profilaxia e Raspagem de tártaro

Restauração em resina composta ou ionômero de vidro modificado.

Tratamento de canal

Exodontia (extração dentária)

Primeiro você precisa passar por uma consulta no consultório para que a dentista entenda o caso da criança e se existe indicação.

O tempo de procedimento irá variar de acordo com a necessidade de cada paciente, varia entre 1 a 4 horas. Lembrando que a criança não irá lembrar.

O valor varia de acordo com a demanda, é passado após consulta.

Dra. Melina

Está em dúvida?

Então vem conversar comigo no WhatsApp.

Copyright © 2022 Melina Vitali  – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por www.suaempresa.online